Embalagens ecologicamente corretas influenciam poder de compras até de quem não se preocupa com sustentabilidade

Uma recente pesquisa da Sifted, plataforma líder de dados sobre logística, divulgada pela Two Sides, apresentou um dado entusiasmante: até mesmo os consumidores que se consideram indiferentes às questões do meio ambiente desejam remessas sustentáveis. Em tempos de crescimento constante de comércios eletrônicos e entregas em domicílio, esta é uma boa notícia. Leia a pesquisa na íntegra clicando aqui.

Segundo o estudo, que ouviu 500 pessoas, 81% dos consumidores acreditam que as empresas usam embalagens com excesso de matéria-prima. Entre aqueles que dizem que práticas ecologicamente corretas “não são importantes” em suas decisões de compra, 56% ainda acham que a maioria das empresas usa embalagens excessivas.

Mesmo entre os participantes que dizem nunca pesquisar as práticas ecologicamente corretas de uma empresa, 62% têm a mesma opinião. A porcentagem é de 66% para os que acreditam que o tamanho da embalagem tem um impacto moderado a alto na questão ambiental e 74% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado a alto.

Essa é uma boa notícia para o planeta como um todo, porque mostra que as pessoas adquiriram uma consciência inerente sobre o problema, enquanto acreditava-se que só os iniciados na questão tinham essa preocupação.

Consequentemente é também uma boa notícia para o setor de embalagens de papel e papelão ondulado, pelo simples fato de que o material é feito de fibra virgem renovável ou reciclada, com alta taxa de reciclagem (cerca de 87% no Brasil, segundo o Anuário Estatístico Empapel 2021), o que atende aos anseios dessa grande maioria de consumidores.

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Embalagens ecologicamente corretas influenciam poder de compras até de quem não se preocupa com sustentabilidade

 

A pesquisa mostrou que 66% dos entrevistados disseram que as práticas ecológicas de envio de uma marca influenciaram a decisão de compra e apenas 21% dos entrevistados afirmaram que nunca pesquisam tais práticas de uma empresa antes de comprar.

Os envios ecologicamente corretos são “importantes” ou “muito importantes” para 72% dos entrevistados que recebem cinco ou mais pacotes por mês em compras online, em comparação com 65% daqueles que recebem um ou dois por mês – ainda assim um número elevado.

A pesquisa liga um sinal de alerta para as marcas. Entre os entrevistados que dizem que o nome da marca é “muito importante” nas decisões de compra, 51% frequentemente pesquisam as práticas ecológicas da empresa antes de comprar. Apenas 7% do mesmo grupo nunca investiga práticas ecologicamente corretas.

Nos últimos cinco anos, 46% dos fiéis à marca tornaram-se “significativamente mais conscientes” e “preocupam-se significativamente mais” com transporte ecologicamente correto e 91% acreditam que os materiais de embalagem têm um impacto moderado ou alto na sustentabilidade ambiental.

A pesquisa também apontou que 57% dos consumidores estão dispostos a pagar um extra de 10% ou mais por um frete ecologicamente correto, enquanto 82% dos consumidores estão dispostos a esperar um dia a mais por remessas ecológicas e 17% por até três dias a mais.

“Não é nenhuma surpresa, os consumidores estão se tornando mais ambientalmente conscientes”, resumem os pesquisadores. “Na era do envio em um dia, frete grátis e datas de entrega garantidas, pode parecer que mais barato e mais rápido é a chave para conquistar clientes”, afirmam. Mas a pesquisa mostra que isso não necessariamente é o principal. Os consumidores querem que as marcas se preocupem com o que é ecologicamente correto e querem participar desse processo.

Prevê-se que o comércio eletrônico se expanda em US$ 1 trilhão antes de 2025. Como resultado, os consumidores estão pensando mais sobre o impacto ambiental de seu dinheiro gasto. À medida que essas tendências continuarem, será crucial que o setor logístico adote práticas ecologicamente corretas. Isso não apenas reduzirá sua pegada de carbono, mas também poderá fornecer uma vantagem competitiva.


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