Caixa de papelão ou de madeira? Qual a melhor opção?

Quando o assunto é logística, as caixas desempenham um papel crucial e a escolha da embalagem deve considerar diversos fatores como custo, resistência, segurança, praticidade e sustentabilidade.

Mas qual é o melhor solução? As caixas de papelão ou as caixas de madeira? Essa é uma dúvida comum de muitas pessoas e empresas que realizam o transporte e armazenamento de mercadorias.

A seguir, descubra as principais diferenças entre a caixa de papelão ondulado e o modelo de madeira. Assim será fácil saber qual é a melhor alternativa para organizar a logística do seu negócio!

caixas de papelão ondulado personalizadas
O custo-benefício das embalagens de papelão é imbatível.

A primeira vantagem das caixas de papelão ondulado é o preço. O custo-benefício das embalagens de papelão é imbatível. E mais: quando as caixas de papelão são classificadas como material de utilização direta na produção, o contribuinte pode se creditar do ICMS e IPI pagos na entrada.

Leia também: papelão ondulado: propriedades, características e fabricação

Quando o assunto é sustentabilidade as caixas de papelão apresentam muitas vantagens. O papelão é 100% reciclável, 100% biodegradável e 100% proveniente de fontes renováveis, o que atende as exigências da sociedade contemporânea por embalagens sustentáveis. Além disso, o papelão apresenta excelente reciclabilidade, fácil reutilização e se decompõem mais rápido, em meses ou semanas.

Pensando no transporte dos produtos, a caixa de madeira é útil, mas não é uma alternativa tão vantajosa devido ao peso. A leveza da caixa de papelão garante maior facilidade durante o manejo das mercadorias porque não acrescenta muito peso ao conteúdo e consecutivamente barateando o frete.

Por fim e não menos importante, as caixas de papelão são personalizadas com a marca do cliente, reforçando a divulgação da empresa e as informações para orientar durante o transporte e o armazenamento também são impressas na caixa. Além disso, as caixas são desenvolvidas sob medida. O cliente apresenta a sua necessidade, profissionais experientes e capacitados desenvolvem com exclusividade a melhor solução, que envolve o tipo de papelão (parede simples, dupla, tripla ou múltipla) e as medidas adequadas de acordo com seu produto. 

Caixa de papelão ou de madeira? Qual a melhor opção?