Saiba como escolher a embalagem de papelão ideal para o seu produto

No mercado de embalagens, existem várias opções de caixas para armazenamento e transporte de produto. A mais utilizada são as embalagens de papelão ondulado, que são fabricadas em diversos tamanhos, formatos e funcionalidades.

Neste post, vamos ajudá-lo respondendo 3 questões interessantes:

1. Quais tipos de embalagens de papelão devo utilizar em meu negócio?

Para descobrir qual a melhor caixa de papelão ondulado para proteger seu produto de maneira correta, o primeiro passo é identificar qual a utilidade da embalagem. Pode ser necessário até 3 tipos de embalagens para que seu produto chegue no destino em perfeitas condições.

A. Embalagem primária: essa é a primeira camada de proteção do produto. Imagine que você comercializa remédios. Então ela seria a cartela que envolve o medicamento.

B. Embalagem secundária: essa embalagem de papelão vai envolver a primária, visando aumentar o grau de cuidado com o produto. No caso do medicamento, seria a caixa de medicamento contendo várias cartelas.

C. Embalagem terciária: a proteção final da mercadoria será proporcionada por essa camada protetora: a caixa de papelão para transporte e armazenamento, que como você deve imaginar, agrupa várias caixas secundárias.

É essa caixa de papelão que garante que o produto chegue ao destinatário sem danos e que ele seja acondicionado na quantidade máxima possível dentro do veículo, otimizando o custo-benefício do transporte.

embalagem de papelão ideal para que seu produto

freepik

2. Quais detalhes você deve observar para escolher uma caixa de papelão?

Vamos agora mergulhar no perfil das embalagens de papelão ondulado. É essencial que elas sejam capazes de armazenar e transportar o produto de forma adequada, oferecendo proteção e boas condições para que o produto final chegue em perfeitas condições ao consumidor. Por isso, alguns itens devem ser observados para que a caixa de papelão cumpra seu papel.

A. Atenção às especificações da caixa: as caixas de papelão ondulado devem ser elaboradas de maneira estratégica para aproveitar completamente o seu espaço e também para serem resistentes para proteger os produtos. Isso significa que elas devem ter o tamanho ideal: nem pequenas para não rasgarem, ou, grandes, com o risco de deixar solto o objeto.

B. Cuidados com armazenamento: as embalagens de papelão ondulado são essenciais para o estoque e na movimentação dos produtos no armazém, protegendo-os de avarias que podem ocorrer internamente. Dessa forma, é preciso pensar na melhor forma de armazená-las e empilhá-las.

C. Cuidados na movimentação e manuseio: as caixas de papelão ondulado precisam ser resistentes e oferecer fácil manuseio para otimizar a movimentação nas várias etapas do processo logístico.

D. Cuidados no transporte: no transporte, a embalagem de papelão ondulado deve ser pensada de forma a aproveitar o espaço dentro do veículo da melhor maneira, e, sobretudo, proteger os produtos durante o percurso.

E. Custos de embalagem: nesse contexto é preciso fazer um equilíbrio entre qualidade e custo para que a operação não fique onerosa demais. E, ao mesmo tempo, combinar a resistência com o peso, que não pode ser muito alto, uma vez que afeta diretamente o preço do frete.

3. Preciso de uma caixa de papelão personalizada, dá para fazer?

Além das caixas tradicionais, das caixas corte e vinco, das caixas para Correio, para exportação, caixas para armazenamento em câmaras frigoríficas, para o transporte de vinhos, entre outras conhecidas, também é possível desenvolver e produzir uma caixa de papelão ondulado personalizada, pensada exclusivamente para o seu produto.

Na Madripel Embalagens, temos profissionais especializados que possuem conhecimento detalhado dos produtos, dos materiais necessários, e dos meios de movimentação, armazenagem e distribuição, assim como a interação entre eles. Dessa maneira, é possível encontrar a melhor solução em embalagem de papelão para o seu negócio.