Pesquisa mostra que 76% dos brasileiros preferem entregas em embalagens de papel e papelão ondulado
A Trend Tracker Survey é um estudo global de preferências dos consumidores sobre impressão, papel e embalagens de papel.
Ele foi encomendado pela Two Sides, organização mundial, sem fins lucrativos, criada na Europa por membros das indústrias de base florestal, celulose, papel, cartão e comunicação impressa, com o intuito de estimular o uso consciente do papel, da impressão e das embalagens de papel.
O estudo aconteceu agora em 2021, em 12 países, incluindo o Brasil, distribuído em três eixos: “Percepções ambientais”, “Hábitos de leitura” e “Preferências sobre embalagens”.
Resultados da pesquisa da Two Sides
O resultado apresenta algo curioso. As pessoas estão esperando que as empresas façam sua parte na preservação do meio ambiente e no desenvolvimento econômico sustentável.
Em todo o mundo, 69% consideram que florestas plantadas são benéficas. No Brasil, que possui em grande parte de seu território biomas importantes como a Amazônia e o Pantanal, esse número sobe para 79%. Entretanto, 61% na Europa e Estados Unidos acham que as florestas diminuíram de tamanho desde 2000, quando, na verdade, os bosques de onde são retiradas as árvores para celulose têm crescido continuamente.
A pesquisa mostra mais. Em todo o planeta, 68% das pessoas acreditam que apenas papel reciclado deveria ser utilizado. No Brasil, 76%.
Um dado que precisa ser trabalhado no sentido de esclarecimento é que 81% dos brasileiros acreditam que o consumo de papel causa desmatamento.
Os brasileiros também são os que têm maior consciência sobre a reciclabilidade do papel e papelão: um total de 32%.
Os consumidores, de acordo com a pesquisa, acham que as embalagens de papel e papelão, em comparação com o vidro, plástico e metal, são mais leves (56%), melhores para o meio ambiente (54%), mais baratas (54%), mais fácil de reciclar (51%), mais fáceis de usar (43%), mais práticas (43%) e mais seguras (39%).
Assim, 57% preferem que produtos de e-commerce sejam entregues em embalagens de papel e papelão. O número sobe para 70% dos que preferem que sejam entregues em tamanho adequado, evitando o desperdício.
Outro dado chama atenção: 42% considerariam trocar de varejo se soubessem que ele não está tentando reduzir o uso de embalagens plásticas não-recicláveis.
Horizonte positivo
Segundo Fabio Arruda Mortara, CEO da Two Sides Brasil, em entrevista à Empapel News de abril, um dos principais objetivos da organização é “aprofundar as ações sobre reciclagem”.
Com relação às embalagens de papel e papelão, “há um horizonte muito positivo, que pode ser aproveitado pelas empresas do setor”, afirma Mortara.
A Trend Tracker Survey ressalta essa premissa. Ao mesmo tempo em que ela mostra que as pessoas estão procurando se engajar e compreender o problema do meio ambiente, elas exigem que empresas façam mais.
Fonte: empapel.org.br