Classificação dos Níveis de especificação do papelão

Papelão Ondulado é definido como uma estrutura formada por um ou mais elementos ondulados (miolo(s)) fixados a um ou mais elementos planos (capa(s)) por meio de adesivo aplicado no topo das ondas.

caixas e embalagens de papelãoAs propriedades do material são expressas em termos de Resistência à Compressão de Coluna, Espessura, Resistência ao Esmagamento, Resistência ao Arrebentamento, Absorção de Água e outras.

Eleger um número reduzido de propriedades que possam atender às necessidades e compor uma Tabela de Especificações é um objetivo importante e necessário, pois facilita o relacionamento entre usuários e fornecedores.

Com este objetivo em mente o GT-1 – Normas Técnicas, da ABPO, decidiu simplificar a Classificação dos Níveis de Especificação do Papelão Ondulado eliminando, da Classificação anterior, as classes referentes à Resistência ao Arrebentamento, parâmetro este cuja influência no desempenho da embalagem tem sido considerado de pouca relevância.

Alguns usuários, entretanto, ainda mantêm a indicação da Resistência ao Arrebentamento em suas especificações. Ao atendê-los o fornecedor estará criando uma exceção desvinculada da recomendação da ABPO caracterizando, porém, uma situação de acordo bilateral.

Assim, ênfase foi dada à Resistência à Compressão de Coluna por ser o parâmetro que melhor representa a qualidade da chapa de papelão ondulado. Os usuários já estão bastante familiarizados e já calculam a resistência à compressão de suas embalagens considerando este parâmetro como o mais importante.

No item 5 desta classificação incluímos a indicação das espessuras mínimas das estruturas normalmente fabricadas para facilitar os cálculos.

1. Recomendar os níveis de especificação e procedimento para a impressão de um selo que represente uma certificação da qualidade da chapa de papelão ondulado utilizada na fabricação da embalagem.

2. Selo: Constarão no selo as seguintes informações:
. Nome (Razão Social) do fabricante;
. Cidade – Estado – País;
. Tipo da Estrutura (Parede Simples ou Parede Dupla);
. Nível (Indicação da referência conforme tabela);
. Classe – S ou D;
. Coluna (conforme tabela)

2.1. Garantia de Valores – O fabricante é responsável pela garantia das informações contidas no Selo de Certificação.

3. Ensaios Físicos: Os ensaios para determinar a Resistência à Compressão de Coluna devem seguir os procedimentos expressos na Norma ABNT – 6737 – Papelão Ondulado – Determinação da Resistência à Compressão de Coluna.

4. Valores Especificados: Os valores indicados na tabela correspondem à média de 10 (dez) ensaios, sendo
que até 3 (três) desses resultados podem estar abaixo da média e esta deve ser igual ou superior ao
valor especificado.

embalagem de papelão para alimentos5. Espessura: Os fabricantes de chapas de papelão ondulado têm definidas as espessuras das estruturas que fabricam em termos de valores mínimos.

Esses valores mínimos são os que constam na tabela ao lado.

6. Modelo do Selo – Certificado de Qualidade (tamanhos recomendados: diâmetros 50 ou 75mm):

Exemplos:

caixas e embalagens de papelão

Fonte: Artigo publicado no site da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO PAPELÃO ONDULADO (ABPO).

Para mais informações, fale com um representante Madripel Embalagens. Telefone: 11 4644-5276WhatsApp: 11 95000-5857 – E-mail: contato@madripel.com.br