Caixas de Papelão ondulado para frutas e verduras

É preciso muito cuidado para transportar as frutas e legumes, e garantir que o produto chegue no cliente final em ótimas condições de consumo. Para cumprir esses objetivos, é preciso escolher a caixa certa e seguir as recomendações da legislação brasileira.

A lei da embalagem recomenda que a embalagem deve atuar como uma ferramenta de proteção, movimentação, identificação, exposição do produto e atração de clientes.

O Ministério da Agricultura instituiu as seguintes características físicas para as embalagens:

  • devem ser descartáveis ou retornáveis;
  • as medidas externas devem ser sub múltiplas de um metro por um metro e vinte centímetros e as caixas devem permitir o empilhamento;
  • não podem ser fonte de contaminação ou de impactos mecânicos às frutas;
  • o peso bruto da embalagem não pode ser superior a 25kg.

Essas recomendações são adotadas pelas fábricas de papelão ondulado e certamente o vendedor vai te orientar sobre esses detalhes.

Caixas de Papelão ondulado para frutas e verduras

Foto: freepik.com

O segmento Hortifruti e as caixas em papelão ondulado

O papelão ondulado é um material extremamente comum e quase todos os produtos consumidos são embalados e entregues nesse tipo de embalagem. Um detalhe importante é a ondulação contida nessas caixas para proteger o produto transportado e oferecer um acolchoamento em cada uma das superfícies.

Em uma caixa para frutas, essa proteção é obrigatória, pois ela garante o conforto das frutas e verduras, evitando danos causados por choques mecânicos e minimizando perdas no momento do transporte ou do manuseio. Outro ponto crucial é que o papelão ondulado também facilita a ventilação dos alimentos e evita a proliferação de pragas, por ser uma embalagem descartável, ecológica e reciclável.

No Brasil, há diversos tamanhos de ondulações, que variam desde 1,2 mm a 5,0 mm. A escolha do tamanho depende do uso final que esse recipiente terá e da resistência exigida. Por exemplo, morangos, tomates e mamões são mais frágeis, e por isso requerem mais proteção, enquanto abacaxis e melões sofrem menos com danos mecânicos.

Existem diversos formatos de caixas de papelão ondulado

As tradicionais caixas corte e vinco: são fabricadas de acordo com o projeto. Por isso, essa embalagem é considerada adaptável para qualquer necessidade, pois tem tamanhos, cortes, encaixes e layout customizáveis.

Um dos maiores benefícios dessa embalagem é o seu uso como ótimo cartão de visitas do seu produto ao consumidor. Você pode personalizá-la de acordo com a sua marca, com logos, desenhos e cores determinadas.

É comum encontrar, por exemplo, frutas que possuem cores fortes, como morangos e caquis, expostas em pequenas caixas do tipo corte e vinco, customizadas não só no formato, mas também nas cores, com o objetivo de atrair ainda mais a atenção do cliente. Assim, basta pegar uma caixinha e levar as deliciosas frutas para casa.

Caixas corte e vinco podem também dispensar o uso de produtos para fechamento, já que em muitos casos as frutas são posicionadas e a caixa faz a função de bandeja aberta e display para os produtos.

Caixas para frutas de maleta comum: o modelo maleta é uma das embalagens mais usadas do mercado, pelo fato de servir como recipiente para a maioria das coisas, desde alimentos até eletrônicos. Por isso, é possível encontrá-la nas mais diversas dimensões, carregando desde pequenas frutas até alimentos pesados.

Essa caixa conta com um fundo mais resistente, pensado exatamente para o transporte e empilhamento, sem riscos da maleta romper e danificar o produto. Outra vantagem desse formato é que a sua montagem é extremamente simples, o que pode impactar diretamente na melhoria do tempo gasto dentro da cadeia de produção.

Caixas tipo maleta diferenciada: diante da infinidade de produtos e dentro da classificação das caixas em formato maleta, existem também: caixa sem aba superior, caixa com aba total, caixa telescópica, caixa com aba normal, caixa com aba parcial e caixa com aba transpassada.

Além dos diversos formatos e tamanhos que mencionamos aqui, há um detalhe muito importante nas caixas de papelão para frutas e verduras. Em muitos casos, as caixas personalizadas de papelão ondulado são fabricas com kraft resinado desempenhando um papel fundamental na apresentação e proteção dos alimentos.

Ficou com alguma dúvida? Fale com um representante Madripel que iremos te ajudar!