Caixa com vincos picotados

Vamos abordar aqui as caixas com vincos picotados. Em algumas situações, nos vincos em papelão ondulado são feitos, também, pequenos cortes intermitentes acompanhando a linha do vinco. Isso é realizado para determinar uma dobra perfeita, ou seja, para possibilitar uma perfeita definição da dobra.

E, normalmente, isso acontece quando o vinco é feito paralelamente às ondas. Quando o vinco vai determinar uma dobra no sentido transversal às ondas, a dobra fica sempre bem definida, não havendo necessidade do uso desse recurso.

No desenho em destaque esclarecemos o que entendemos por paralelo às ondas ou transversal às ondas. (Pode parecer óbvio, mas já nos deparamos com questionamentos a respeito; por isso, não é demais aclarar.)

embalagem de papelão para exportaçãoNo entanto, temos outro motivo para falar sobre vincos picotados, porque em nossos últimos artigos falamos sobre ruptura nos vincos. Pequenos cortes intermitentes são como rupturas, embora seguindo uma ordem, pois propositadamente criados.

Numa caixa normal, código 0201 da Classificação ABNT, vincos picotados são usados paralelamente às ondas e no sentido da altura da caixa. Formam as quatro arestas verticais da caixa. Concorreriam eles para uma perda na resistência à compressão da caixa?

Pelo que vimos nos artigos anteriores, podemos deduzir que não. De qualquer forma, se houver algum questionamento por um usuário, o fornecedor poderia responder efetuando o ensaio de compressão para dar ao seu cliente uma satisfação e ele próprio, o fornecedor, tirar uma conclusão quanto ao desempenho da embalagem.

Certas situações por serem raramente levantadas ou ocorrerem, passam desapercebidas e, até por isso, são consideradas irrelevantes. Portanto, quando uma dúvida que aparece passa a exigir atenção e esclarecimento.

Fonte: Artigo publicado no site da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO PAPELÃO ONDULADO (ABPO).

Para mais informações, fale com um representante Madripel Embalagens. Telefone: 11 4644-5276WhatsApp: 11 95000-5857 – E-mail: contato@madripel.com.br