Aprenda a medir as dimensões de uma caixa de papelão

Localizada estrategicamente na cidade de Itaquaquecetuba/SP, a fábrica de papelão ondulado da Madripel desenvolve embalagens personalizadas de diversos tamanhos e modelos, para atender as necessidades de cada cliente e produto.

Diariamente nossa central de atendimento 11 4644-5276 e também através do WhatsApp 11 95000-5857 atendemos muitos empreendedores e alguns deles tem dúvidas sobre as dimensões de uma caixa de papelão e qual seria a caixa ideal para embalar seu produto.

São muitos fatores em questão neste momento: a qualidade do produto, sua durabilidade, o design, a logística, o público-alvo e principalmente as dimensões da caixa.

Já imaginou o investimento perdido ao comprar as embalagens para o seu produto e no momento de utilizar, descobrir que as medidas da caixa não se enquadram no padrão desejado? Na Madripel Embalagens nossa equipe técnica orienta você em todas as etapas. Mas vamos ajudá-lo a entender um pouco sobre esse universo do papelão ondulado.

Aprenda a medir as dimensões de uma caixa de papelão

Foto: freepik.com

Quais são as dimensões a serem levadas em consideração na hora de escolher a caixa de papelão ideal?

É comum as dúvidas sobre quais medidas levar em consideração quando for escolher a caixa de papelão correta para embalar seus produtos.

Saber como medir uma caixa é um grande diferencial para quem deseja ter uma embalagem perfeita e que corresponda com o produto que será entregue, para que este fique bem armazenado e chegue ao destino final sem danos.

As dimensões de uma caixa de papelão ondulado podem se transformar em partes críticas de um projeto com foco em embalagem personalizada, pois estes pontos têm um impacto sobre os materiais usados na fabricação: papelão com onda simples ou dupla, por exemplo, no custo de produção, no transporte e armazenamento, entre outros fatores, interferindo diretamente no resultado final.

Existem três dimensões principais para ter as medidas da caixas de papelão de maneira precisa:

  • O comprimento,
  • A largura,
  • A profundidade.

Vamos destacar alguns conceitos simples para que saiba definir as dimensões caixas.

  • O comprimento corresponde ao tamanho de uma ponta à outra da caixa, medindo-se pelo lado maior;
  • A largura, consequentemente, é a adição do lado menor;
  • A altura, também conhecida como profundidade, é a medição da base da caixa até o topo, sem contar a aba da caixa. Esse é um detalhe muito importante.

A grande parte das caixas recicladas quadradas, apresenta o comprimento, a largura e a profundidade quase iguais na medição das dimensões caixa. Mesmo assim, todos os três serão iguais apenas em circunstâncias excepcionais ou se o fabricante pretender que seja esse o caso.

Já as caixas mais altas ou verticalizadas, apresentam uma profundidade com maior dimensão e o comprimento e a largura menores. Caixas em formatos retangulares, possuem o comprimento da caixa muito maior que as outras dimensões da embalagem.

De qualquer modo, para saber as dimensões ideais para as caixas, é necessário primeiro saber o tamanho do produto que será embalado, pois isto determinará que medidas devem ser seguidas para se ter a melhor opção.

O recomendado é você agendar com um de nossos representantes que irá conhecer todas as suas necessidades. Em seguida, nossa equipe técnica entra em ação e identifica as melhores opções. Com o orçamento em mãos e aprovado, uma amostra é desenvolvida e testada.

Por fim, se ficou na dúvida de como calcular o volume total de uma caixa, você precisará apenas multiplicar as três dimensões para chegar a um valor final.